Acontece no Sesc Avenida Paulista, a apresentação do Auto do bumba meu boi, antiga manifestação de teatro de rua dos povos africanos, que ao chegarem na América Latina incorporaram também entidades indígenas locais. A atividade ocorre nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022, sábado e domingo, às 16h. As apresentações são gratuitas, tem a duração de 60 minutos e acontecem na Praça, térreo da unidade.
O teatro de rua do Auto do Bumba meu Boi é uma das manifestações mais antigas que acompanha os povos africanos pelo mundo, desde os povos que pastoreavam bois e búfalos, e que criaram uma cultura se comunicando por aboios enquanto pastoreavam. Ao chegar na América Latina, foram incorporadas diversas entidades indígenas locais, que protegem e encantam a manifestação.
O Bumba meu Boi é a história de um povo, que tem dança, música, sua trajetória encenada, cantada, com força, ironia e malícia de personagens e seres encantados. Com a representação tragicômica de personagens, como: o Amo do Boi, que é o dono da fazenda e dono do Boi mais estimado; o Vaqueiro, que conduz o boi; o Miolo, que dança embaixo do boneco do Boi; os Rajados que dançam com chapéus com fitas coloridas, as dançarinas indígenas, os dançarinos Caboclos de Pena, que são entidades indígenas, e os tocadores de pandeirão, matracas e tambor onça. Fazem parte também os personagens do Auto, que são Pai Franciso e Catirina, também os seres encantados: Cazumbas e Burrinha, além de outros encantados.
O Grupo Cupuaçu criado há mais de 30 anos pelo músico, compositor e pesquisador maranhense Tião Carvalho faz a festa do Boi no Morro do Querosene, em São Paulo. Além do Tião, a festa tem como criadores e mestres Ana Maria Carvalho e Graça Reis, assim como Henrique Menezes e Bartira Menezes.
SERVIÇO
Apresentação | Auto do bumba meu boi
Quando: 17 e 18 de dezembro de 2022. Sábado e domingo, às 16h.
Classificação etária: Livre.
Onde: Praça – Térreo.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 150 lugares.
Grátis – Sem retirada de ingressos.