Grupo de Folia de Reis andando pelas ruas

“Luar do Sertão” desta terça-feira homenageia as Folias de Reis

No “Luar do Sertão” desta terça-feira (3/1), às 19h30, Padre Paulinho vai trazer um programa especial para homenagear a celebração de Santos Reis com a presença da dupla Valdo e Vael, além de uma matéria exclusiva sobre a tradição de cultura e fé dos grupos de Folia de Reis.

Os convidados do programa da TV Aparecida, Valdo e Vael são irmãos da cidade de Bocaiuva (MG), que estão entre as vozes mais afinadas do Brasil. A dupla também segue a tradição de participar de celebrações da Folia de Reis. Filhos de lavradores – o pai Eurípedes Gomes de Jesus, a mãe Ana de Souza Gomes-, Valdo e Vael começaram a cantar desde criança, dom herdado do pai que tocava viola caipira e era mestre de Folia de Reis. Algumas das músicas que a dupla irá cantar no programa são “Deus Te Salve Casa Santa”, “Canto de Saudação ao Presépio”, “Laços de Saudade”, entre outras.

O “Luar do Sertão” também vai trazer uma matéria exclusiva falando da cultura da Folia de Reis espalhada pelo Brasil, com muita fé e devoção, trazendo a história do grupo Folia de Reis Vila Carmela, formado por violeiros(as), cantadores(as) e amigos(as) amantes da cultura popular vinda dos sertões do país. A formação teve seu início em 2019 com Antony Ventura, músico e professor de viola, que aprendeu sobre a folia de reis com seus pais e avós. A Folia de Reis da Vila Carmela procura levar a cultura regional para a cidade grande, cantando os saberes populares vindos de manifestações culturais praticadas, promovendo um espaço de descoberta e fortalecimento desses costumes que expressam identidade e história.

“Luar do Sertão”, terça-feira, às 19h30

Noticias Relacionadas

A Majestade, O Sabiá | Clipe oficial

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira