Yassir Chediak e sua viola de prata

Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia anuncia programação com muita música boa e premiações

Considerado uma das maiores referências em eventos de Minas Gerais por fomentar a música de raiz e atrair violeiros de todo o país, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia chega a sua 18ª edição, que será realizada entre os dias 23 e 27 de agosto, prometendo mais uma vez transformar o charmoso distrito de Leopoldina em destino para milhares de turistas atraídos pela boa música, moda de viola e pelos prazeres da culinária mineira.

Além do tradicional Concurso de Viola, que distribuirá R$ 28 mil em premiações, e de reunir num só espaço shows de artistas renomados e um variado roteiro gastronômico, o Festival de Viola apresentará ao público uma vasta programação, que inclui alguns dos maiores nomes da moda de viola, entre eles, Yassir ChediakJoão OrmondPereira da Viola e o grupo pernambucano Quinteto Violado.

A abertura da programação artística será no dia 23 de agosto, quarta-feira, com as apresentações do grupo leopoldinense Solares de Minas e do premiadíssimo Quinteto Violado, de Pernambuco, que apresentará em Piacatuba uma compilação musical e afetiva dos seus 50 anos de trajetória.

Na quinta-feira, dia 24, o violeiro Cícero Gonçalves, vencedor do 17° Festival de Viola, fará sua primeira apresentação como artista convidado. Em seguida, o mineiro Pereira da Viola, um dos expoentes da viola brasileira e velho conhecido do público de Piacatuba, sobe no palco para um show que promete um lindo passeio pelo universo rural, por meio das composições que trazem as influências caipira, negra e indígena do artista.

No dia 25, sexta-feira, a noite começa com a tradicional Mostra de Viola. Em seguida, a banda mineira Forró Sagarana faz sua estreia no palco de Piacatuba prometendo colocar o público para dançar com uma mistura musical de forró, baião, xote, xaxado, coco e maracatu e o tempero de Minas Gerais.

Na sequência, o ritmo do forró se junta ao som da viola do mato-grossense João Ormond e o show “Tem Viola no Forró”, uma combinação de música caipira, xote, xaxado e arrasta-pé. Ormond, que é filho de pantaneira com nordestino e tem a música na veia, apresentará canções autorais, incluindo sucessos que foram gravados por artistas como Leci Brandão, Zeca Baleiro, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos e Nando Cordel.

No sábado, dia 26 de agosto, o Festival fecha a programação de shows com mais duas grandes atrações: Emmano e banda e o cantor e compositor Yassir Chediak, que promete emocionar o público com o show Roda de Viola. No repertório, releituras modernas dos sucessos do sertanejo de raiz dançante, além de canções autorais e clássicos da música brasileira.

Para o encerramento desta edição, a produção do Festival dedicou um espaço especial às crianças no domingo, dia 27, com a Companhia Biográfica, que estará apresentando a peça infantil “Palhaço Juca nas terras do Wi-Fi”.

Produzido e coordenado pela produtora cultural Maria Lúcia Braga, o Festival tem patrocínio da Energisa e do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Prefeitura de Leopoldina, Câmara de Leopoldina, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Energisa, Voltz, Unimed Leopoldina, Sol & Neve, Garagem do Chopp, DMalte, Acil, Top Fit e Terranova.

Veja a Programação do 18° Festival de Piacatuba:

Dia 23 (quarta-feira)

  • Cortejo dos Violeiros
  • 21h- Solares de Minas
  • 22h30- Quinteto Violado

Dia 24 (quinta-feira)

  • 21h-Cícero Gonçalves ( vencedor do 17°Festival de Viola )
  • 22h30- Pereira da Viola

Dia 25 (sexta-feira)

  • 20h- Concurso do 18° Festival de Viola de Piacatuba
  • 21h30- Forró Sagarana
  • 23h30- João Ormond

Dia 26 (sábado)

  • 21h30- Emmano e banda
  • 23h- Yassir Chediak ” roda de viola”

Dia 27 (domingo)

  • 14h- Teatro infantil- Companhia Biográfica
    Peça: Palhaço Juca nas terras do Wi-Fi

Noticias Relacionadas

A Majestade, O Sabiá | Clipe oficial

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira