Sempre temos a dúvida na hora de adquirir um instrumento, no nosso caso uma viola caipira. Atualmente existem algumas marcas no mercado que possuem ótima reputação como a Rozini, Giannini, viola Xadrez e Del Vecchio. Então na hora de escolher surge uma dúvida. Qual delas?
Bom, a escolha vai de cada um e temos que analisar em que nível estamos como músicos, qual o nosso objetivo, quanto queremos gastar, etc.
A Rozini atualmente é uma das marcas mais procuradas pois possui uma grande variedade de instrumentos e é muito bem vista no mercado. Seus modelos vão desde o iniciante até os procurados por violeiros mais exigentes.
A Giannini é uma marca consagrada, mas perdeu muito mercado para a Rozini, não por ser ruim, mas a Rozini fez uma boa ação de marketing para suas violas e junto a isso agradou o público. Assim, ainda é uma boa marca e merece credibilidade.
A Del Vecchio também é muito tradicional e existe desde 1902. Quem não conhece uma viola desta marca, não conhece a história do instrumento. Alguns instrumentos antigos desta marca se tornaram peças de coleção por serem raros e terem seu som muito apurado. Suas violas dinâmicas foram inovadoras quando lançadas e ainda hoje enchem os olhos dos violeiros. É a mais usada entre os repentistas e quem quer ter uma dinâmica, vai procurar uma Del Vecchio.
As meninas dos olhos das violas são as feitas artesanalmente por luthiers que estão espalhados pelo Brasil. São violas feitas sob medida, com madeiras selecionadas e seus preços variam desde 2 mil reais em média até mais de 10 mil. São as mais utilizadas pelos profissionais da viola e claro, são muito melhores pois te dão a opção de escolher detalhadamente suas madeiras e ferragens.
Em fim, ao escolher a sua viola, consulte seu professor, amigos violeiros e veja qual atenderá a sua necessidade. E nunca se esqueça. A melhor viola do mundo é aquela que você toca e que te faz feliz.
Viola do luthier Washington Moretti