Cuidando das cordas da viola

Cordas de aço, sejam de viola, violão, bandolim ou até mesmo de guitarra, deterioram porque são feitas de aço. A acidez da sua mão, o suor e a sujeira presente nos seus dedos irá causar alteração a corda, ou seu revestimento e ela irá oxidar e enferrujar. Isto é agravado ainda por fatores naturais, como por exemplo a umidade. Quando as cordas se deterioram, você acaba perdendo o tom precioso que ela emite e os riscos de rompimento aumentam.

Aqui vão algumas dicas para você cuidar e manter suas cordas, aumentando sua longevidade:

  • Limpe suas cordas com um pano limpo e seco, sempre depois de tocar, incluindo a parte debaixo das cordas (muitas pessoas passam o pano somente na parte de cima). É nesse local onde geralmente a sujeira fica acumulada.
  • Coloque alguns pacotinhos de Silica Gel (anti-umidade) próximo às cordas, no mesmo local onde você guarda sua viola (geralmente dentro do estojo ou da capa). Isso vai afastar a umidade e impedir a oxidação.
  • Algumas pessoas recomendam o uso do WD-40 para limpar as cordas da sua viola. É um produto excelente e pode ser encontrado em lojas de materiais de construção e até em lojas de música, sendo uma alternativa mais barata aos produtos similares fabricados por empresas ligadas à indústria da música.

Os cuidados e a troca regular das cordas faz com que seu instrumento mantenha sempre um som brilhante e cristalino.

Autor: Yassír Chediak

Noticias Relacionadas

Leave a Reply

Destaques

Programa Mundo Afora

Semanalmente apresentamos artistas brasileiros que tocam e cantam a música sertaneja de raiz.

Mais vídeos

Playlist Viola Caipira