Capa do livro Renato Bra

Renato Braz marca lançamento de livro do selo SESC com apresentação musical

Com apresentação musical que contará com a participação de Renato Braz, Rafael dos Santos, Pedro Lima e Consiglia Latorre, o antropólogo Dilmar Miranda realiza palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, no dia 25 de maio, na qual se dedica à análise de seu livro recém-lançado, “Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical”.

Miranda fala sobre um período crucial da vida cultural brasileira, quando as elites da recém implantada República buscam impor um novo estilo de vida inspirado na Europa, a chamada belle époque tropical, enfrentando resistência de um expressivo segmento popular ainda marcado por séculos de escravidão, com usos e costumes opostos ao projeto almejado pelas elites.

Os tempos do trabalho e da festa sintetizam esse conflito, pelo embate de duas civilizações, tendo em conta a nova ética do trabalho livre recém adotado no país, após séculos de uso da mão de obra escravizada. O povo afrodescendente já havia influenciado áreas significativas de nossa cultura, sobretudo da música. Justo nesse momento de choque acirrado de valores culturais distintos se fixam alguns dos principiais gêneros da moderna música popular brasileira: o choro, o maxixe e o samba.

Palestrante:

Dilmar Miranda, professor associado aposentado da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado no Centro de Sociologia e Estética Musical pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Apresentação musical:

Renato Braz, cantor, violinista e percussionista. Venceu como intérprete dois importantes prêmios nacionais (Prêmios Visa 2002 e 2003).

Rafael dos Santos, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP. É pianista, compositor e arranjador. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Música Popular, História, Produção e Linguagem” e editor da “Música Popular em Revista”.

Consiglia Latorre, cantora, gravou o CD Tempo da Delicadeza pelo Selo Sesc. Educadora musical e professora da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Música pela UNESP e doutora pela UFC em educação musical/improvisação/interdisciplinaridade, com pós-doutorado UNESP na área de educação musical e práticas criativas.

Pedro Lima, músico profissional, estudou violão com Henrique Pinto e música popular com Ulisses Rocha. Trabalhou como produtor em grandes produtoras de São Paulo e já atuou com as cantoras Luciana Mello, Giana Viscardi, Fabiana Cozza, Mônica Salmaso e marina De La Riva. É professor de música há mais de 15 anos.

Serviço:

Tempo da Festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical

Dia 25/5, quarta, das 19h às 21h
Grátis, mediante inscrição.
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

 

Noticias Relacionadas