luar do sertão

Luar do Sertão” recebe João Araújo, grande conhecedor da história da viola

O “Luar do Sertão” desta terça-feira (12/7), às 19h30, faz uma imersão cultural na história e na importância da viola no Brasil. O convidado que vai conversar com padre Paulinho no programa da TV Aparecida sobre seu trabalho com o instrumento é o músico João Araújo.

Músico natural de Contagem (MG), João Araújo é um grande pesquisador, incentivador, produtor e gestor cultural, atua no universo da música desde 1979. Pioneiro mundial em ações pelo reconhecimento da viola como patrimônio imaterial. Desde 2004, João Araújo desenvolve o projeto “Pesquisa Viola Urbana”, que quer mostrar a importância da viola de 10 cordas para a música popular brasileira. E deste projeto já saiu dois DVDs e três CDs.

O programa desta semana também vai mostrar uma matéria exclusiva gravada no campus da USP, em São Paulo, com o professor Ivan Vilela, grande defensor da Viola Caipira. Eles vão falar sobre a história da viola caipira e a importância da obra de Cornélio Pires, que tem papel central no processo de urbanização da música caipira.

“Luar do Sertão”, terça-feira, às 19h30

Noticias Relacionadas

A Majestade, O Sabiá | Clipe oficial

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira