Filosofia caipira

FILOSOFIA CAIPIRA – Novo single autoral do Duo Música do Interior

Com inspiração no “Cururu” e suas variações regionais, o duo Música de Interior lançará nas plataformas digitais pela Passo Firme, no dia 24 de novembro, Filosofia Caipira, single que conta com a participação especial da dupla Zé Mulato e Cassiano. Conhecido pela rima, também chamada de “carreira”, o Cururu é uma modalidade de repente paulista, originalmente desenvolvido entre dois cantadores, desafiando-se entre si.

Em contraponto à ideia de que a filosofia é algo preso às tradições eruditas, gregas ou alemãs, normalmente lembradas quando o assunto é a reflexão sobre a condição humana, “Filosofia Caipira” traz o assunto com leveza e exemplos simples do cotidiano, como a menção de uma trovoada sem chuva sendo comparada a uma pessoa que fala muito e age pouco.

A música, composta por Rafael Cardoso, conta com a participação brilhante da dupla Zé Mulato e Cassiano, história viva da música caipira, sendo certamente seus maiores representantes na atualidade. A dupla sintetiza a essência do ser caipira e tem deixado um legado importantíssimo para nossa cultura. A exigência de uma proposta genuína e a raridade de participações da dupla em trabalhos de outros artistas evidencia ainda mais a força dessa canção e a verdade do caminho trilhado pelo duo Música de Interior.

Música de Interior nasceu do encontro de Aniela Rovani e Rafael Cardoso, na vida e na música. Residentes em Atibaia (SP), com conhecimentos das tradições populares interioranas, inspiração nas mais tradicionais duplas caipiras do Brasil, mas com estilo musical próprio, o dueto vocal avança na contramão da “sofrência” da moda atual, apostando na eloquência de suas próprias canções. Com a marca de 1 milhão de visualizações no canal do youtube, o sucesso do trabalho se nota desde a estreia da dupla como vencedora do II Festival da Canção Brasileira promovido pelo SESI, em 2019, com os prêmios de melhor música e melhor interpretação. Posteriormente, foram premiados no Festival Causo e Viola, um dos principais festivais do Brasil neste segmento, com as músicas Minha Herança e Casa de Taipa e no Festival João Pacífico com o mais recente lançamento, Reinado Caipira.

O destaque de 2022 foi o single “A Cruz do Muladeiro” com participação do ator global Jackson Antunes, alcançando quase 100 mil visualizações no Youtube. O álbum “Pés na Terra”, terceiro do duo, será lançado em 2024, enquanto diversos singles já estão disponíveis nas plataformas de streaming, assim como os álbuns “Interior” e “Música de Interior”, que entregam canções inéditas e autorais, conectam a raiz caipira, a riqueza e diversidade da música brasileira, a musicalidade dos nossos irmãos latino-americanos, a vida simples e a natureza exuberante que nos cerca. Em setembro, o duo lançou o single Gil Vicente no Pagode.

Zé Mulato e Cassiano são irmãos e nasceram no interior de Minas Gerais. Em 1969 desembarcaram em Brasília, trazendo apenas os instrumentos e a vontade de cantar e encantar. O primeiro disco só aconteceu em 1978, pela gravadora Xororó. Depois vieram mais quatro LP´s e muitas participações em coletâneas, como a homenagem ao Capitão Furtado no disco “Marvada Viola”, ao lado de Sivuca, Rolando Boldrin, Roberto Corrêa e outros. Com a ajuda dos amigos Pena Branca e Xavantinho, foram apresentados a Vitor Martins, diretor da gravadora Velas, onde lançaram os álbuns “Meu Céu” (1997) e “Navegantes das Gerais” (1999), sob a direção musical do violeiro Roberto Corrêa. O álbum “Meu Céu” foi campeão de crítica e o coroamento aconteceu com a conquista do prêmio Sharp, em 1998. Foram agraciados também com um Prêmio TIM em 2003 e em 2015 ganharam o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Dupla Regional.

 

Para conhecer: https://www.musicadeinterior.com/

 

FICHA TÉCNICA:

Composição: Rafael Cardoso

Arranjo: Rafael Cardoso e Aniela Rovani

Aniela Rovani – Voz

Rafael Cardoso – Voz, violão e viola caipira

Zé Mulato e Cassiano – Voz (participação especial)

Arte: Pedro Cardoso

Produção musical: Música de Interior

Gravação: Rafael Cardoso e Grillo Rocha

Mixagem: Rafael Cardoso

Masterização: Ernani Napolitano

Noticias Relacionadas

A Majestade, O Sabiá | Clipe oficial

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira