O Thermas dos Laranjais, parque aquático mais visitado da América Latina, recebe ao longo desta semana 42 apresentações de 30 grupos folclóricos e parafolclóricos, vindos de 16 Estados do País, que estão presentes em Olímpia para o 58º Festival Nacional do Folclore. Um dos maiores eventos de cultura popular do Brasil, o FEFOL começou no último sábado (06) e vai até o dia 14 de agosto.
As atividades se concentram no Recinto do Folclore “Prof. José Sant’Anna”, o principal palco do festival, mas há uma extensão programação que também toma conta da cidade, com performances dos grupos pelas ruas, prédios públicos, hotéis e parques de Olímpia. No Thermas, a programação vai até o dia 13 de agosto.
Nesta segunda-feira, 08, apresentaram-se para os visitantes do parque aquático os grupos Tropeiros de Borborema, de Campina Grande (PB); Papanguarte, de Bezerros (PE); Parafusos, de Lagarto (SE); Andora, de Vitória (ES); Cordapés, de Fortaleza (CE); Parananin, de Ananindeua (PA); e Xique Xique, de Maceió (AL). (confira a lista completa dos grupos abaixo).
“O festival do folclore é a festa mais tradicional da nossa cidade e certamente uma das mais importantes do País. Para os grupos, que se esforçam e vêm dos quatro cantos do Brasil até Olímpia para se apresentar e valorizar suas raízes e sua cultura, o festival é um momento muito especial. Ficamos dois anos sem ter o evento presencial, por conta da pandemia, e é sempre uma alegria receber os grupos e tê-los próximos da gente, confraternizando com os nossos visitantes. Uma verdadeira festa da cultura popular, e que ajuda muito a fomentar o turismo”, disse o presidente do Thermas, Jorge Noronha.
Thermas Social – Além de receber apresentações, o Thermas dos Laranjais, por meio do programa Thermas Social, estará presente no Recinto do Folclore com a Barraca Solidária do Thermas. Toda renda com a venda de comidas e bebidas será revertida em prol da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia. O local contará ainda com shows de samba, pagode e sertanejo.
Sobre o Festival – A 58ª edição do Festival Nacional do Folclore de Olímpia conta com cerca de 50 grupos. Em nove dias de evento, a expectativa da organização é atrair um público de mais de 150 mil pessoas, superando a última edição presencial.
O FEFOL é considerado um dos maiores e mais importantes eventos de preservação da cultura popular brasileira. A festa reúne há quase 60 anos grupos e manifestações folclóricas de diversas regiões do país.
O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos e patrocínio de empresas privadas.
Grupos folclóricos e parafolclóricos que se apresentam no Thermas dos Laranjais:
Tropeiros da Borborema – Campina Grande (PA)
Papanguarte – Bezerros (PE)
Parafusos – Lagarto (SE)
Andora – Vitória (ES)
Cordapés – Fortaleza (CE)
Parananin – Ananindeua (PA)
Xique Xique – Maceió (AL)
Beatos de São Benedito – Vila Velha (ES)
Flor de Atalaia – Cuiabá (MT)
Boi da Floresta – São Luís (MA)
Pôr do Sol – Quinta do Sol (PR)
Reis do Cangaço – Maceió (AL)
Terra da Luz – Fortaleza (CE)
Sabor Marajoara – Belém (PA)
GTC 20 de Setembro – Xangri-lá (RS)
Maracatu Az de Ouro – Fortaleza (CE)
Boi de Santo Antônio – Florianópolis (SC)
Cia Folclórica do Rio – Rio de Janeiro (RJ)
Coco de Roda Reis do Cangaço – Maceió (AL)
Comunidade Quilombola dos Arturos – Contagem (MG)
Reisado Sergipano – Guarujá (SP)
Bacamarteiros – Carmópolis (SE)
Boi de Mamão de Santo Antônio – Florianópolis (SC)
Boi Pintadinho – Santo Antônio de Pádua (RJ)
Frutos do Pará – Belém (PA)
Abiú Capoeira Brasil – Olímpia (SP)
Terno de Sainha Irmãos Paiva – Santo Antônio da Alegria (SP)
Samba Lenço – Mauá (SP)
Cordão de Bichos de Tatuí – Tatuí (SP)
Fandango de Tamancos Cuitelo – Ribeirão Grande (SP)
Para conferir a programação completa, basta acessar o site.