Gil Vicente no Pagode de Viola

Música do Interior lança “Gil Vicente no Pagode”

Duo formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, do interior de SP, avança na contramão da “sofrência” e apresenta pagode de viola caipira com poesia afiada inspirada na obra do autor português

Essa moda é derivada da obra de Gil Vicente / Um poeta da pesada, cabra muito inteligente / Me lembra a prosa animada no boteco do Clemente / Deixe de conversa fiada e ouça muito atentamente. Com esses versos, o Duo Música de Interior inicia “Gil Vicente no Pagode”, single que acaba de ser lançado nas plataformas digitais.

“Gil Vicente no Pagode” une a alegria do pagode de viola caipira a uma poesia “afiada” e cheia de sagacidade inspirada na obra do poeta e dramaturgo português Gil Vicente (1.465 – 1.536), trazendo uma reflexão profunda sobre valores, princípios e o comportamento humano. O pagode de viola, gênero desenvolvido e difundido pelo violeiro Tião Carreiro, ganha uma roupagem atualizada, homenageando a icônica obra “Auto da Lusitânia” (1.532), de Gil Vicente. A composição nos convida à reflexão, expondo de maneira jocosa e leve um diálogo entre dois indivíduos de nomes “Todo Mundo” e “Ninguém” num encontro casual em um boteco.

Os artistas apontam para questões centrais do comportamento humano contrapondo o desafio de remar contra a maré em busca de virtudes e sabedoria e o senso comum da busca por riqueza e conforto. Aniela Rovani, Rafael Cardoso e Edmilson Zambaldi são os compositores da obra, os quais, ao unirem forças neste projeto especial, demonstram sua paixão pela arte e sua dedicação em preservar e celebrar a cultura por meio da música, além de extrema fluência no conhecimento literário propondo a releitura deste grande autor que viveu entre os séculos XV e XVI e tem eternizados em sua obra temas tão atuais.

O lançamento de “Gil Vicente no Pagode”, pelo selo Passo Firme, marca um momento significativo na cena musical atual. A faixa coloca o “dedo na ferida” com um texto habilmente elaborado que traz uma reflexão sobre valores, ética e princípios, nos permitindo inclusive ponderar sobre os rumos que a sociedade tem tomado, mas tudo isso entregue de maneira leve e alegre num ritmo pulsante e envolvente.

Música de Interior nasceu do encontro de Aniela Rovani e Rafael Cardoso, na vida e na música. Residentes em Atibaia (SP), com conhecimentos das tradições populares interioranas, inspiração nas mais tradicionais duplas caipiras do Brasil, mas com estilo musical próprio, o dueto vocal avança na contramão da “sofrência” da moda atual, apostando na eloquência de suas próprias canções.

Com a marca de 1 milhão de visualizações no canal do youtube, o sucesso do trabalho se nota desde a estreia da dupla como vencedora do II Festival da Canção Brasileira promovido pelo SESI, em 2019, com os prêmios de melhor música e melhor interpretação. Posteriormente, foram premiados no Festival Causo e Viola, um dos principais festivais do Brasil neste segmento, com as músicas Minha Herança e Casa de Taipa e no Festival João Pacífico com o mais recente lançamento, Reinado Caipira. O destaque de 2022 foi o single “A Cruz do Muladeiro” com participação do ator global Jackson Antunes, alcançando quase 100 mil visualizações no Youtube. O álbum “Pés na Terra”, terceiro do duo, será lançado em 2024, enquanto diversos singles já estão disponíveis nas plataformas de streaming, assim como os álbuns “Interior” e “Música de Interior”, que entregam canções inéditas e autorais, conectam a raiz caipira, a riqueza e diversidade da música brasileira, a musicalidade dos nossos irmãos latino-americanos, a vida simples e a natureza exuberante que nos cerca.

Para conhecer: https://www.musicadeinterior.com/

Noticias Relacionadas

A Majestade, O Sabiá | Clipe oficial

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira