Virada Cultural de Mairiporã

Renato Teixeira, Yassir Chediak e o mutante, Sérgio Dias, estão na #ViradaSP Online deste sábado (4/9).

Transmissão, gratuita, é pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa

A agenda também tem show da banda Maglore, em seu primeiro show desde o início da pandemia. Além de atrações artísticas do município de Mairiporã, selecionada no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

Renato Teixeira, Yassir Chediak, Sérgio Dias e a banda Maglore estão em shows especiais para a #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana deste sábado, 4 de setembro.  Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin. A agenda é composta por 21 atividades. Várias delas realizadas no Teatro Sérgio Cardoso, especialmente produzidas para a #ViradaSP Online 2021. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho. (Confira programação abaixo).

Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. Ampliando ainda mais a difusão das atividades culturais dos municípios paulistas para todo o país.  A #ViradaSP Online 2021 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.

No show Um Legado, Renato Teixeira apresenta-se com o violeiro, cantor e compositor Yassir Chediak, que assume no espetáculo  a viola de prata, em um espetáculo que oferece ao público uma viagem emocionante pela música brasileira.

 

Esta edição da #ViradaSP Online também tem show especial de Sérgio Dias, um dos fundadores e integrante de todas as formações dos Mutantes. No set list clássicos como Ando Meio Desligado, Panis et Circenses e Minha Menina. O músico estará acompanhado dos integrantes atuais da banda: Esmeria Bulgari (vocal) e Camilo Macedo (vocais e violão).

Depois de quase um ano e meio longe dos palcos, o quarteto  Maglore. E, para matar a saudade, a banda, formada por Teago Oliviera (voz e guitarra), Lucas Gonçalves (baixo e voz), Felipe Dieder (bateria) e Lelo Brandão (guitarra e synth) apresenta os maiores sucessos dos seus 12 anos  de carreira como Mantra, Café com Pão e Aquela Força, entre outras do repertório autoral.

Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Mairiporã. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Serão transmitidas 18 atividades ligadas à cidade.  Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, estão:  o espetáculo de Teatro de Bonecos Zero, com a Cia. Mevitevendo, livremente inspirado nas obras O Rouxinol e o Imperador de Hans Christian Andersen; o Grupo Cantareira, comemorando 40 anos dedicados à poesia escoltada por uma harmonia recheada de diferentes estilos musicais, formando uma sonoridade única; o Grupo Senzala de Capoeira de Mairiporã, conhecido por suas aulas em fundo de quintal, formando muitos capoeiristas; o espetáculo circense Luz da Conexão com a Cia. Teatral Klen Show Mairiporã; e show de Renan Fox, com muito reggae, MPB e rock. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

Mairiporã se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021:  Bertioga, Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba. Este mês o evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba e Itapevi. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“Vejo muito valor nessa proposta da ViradaSP, pois apresenta um modelo mais regionalizado que estimula, reconhece e fomenta as iniciativas artísticas e culturais de cada cidade e região. A realização da primeira virada cultural em Mairiporã será um grande divisor de águas para a produção cultural de nossa cidade”, destaca Ricardo Massonetto, diretor de Cultura de Mairiporã.

 

Serviço:  #ViradaSP Online – Mairiporã

4 de setembro de 2021

 

12h10         Zeca Mairipa e Juca Juquery – Show De Uma Música Só

13h            Banda Marcial Municipal de Mairiporão “Tia Emília”

13h30         Teatro de Bonecos Zero, com Cia Mevitevendo

14h40         Pé de Brasil, com Trupe Trupé

15h40         Luz da Conexão, com Cia Teatral Klen Show

16h30         Renan Fox e Banda

17h             Renato Teixeira convida Yassir Chediak

18h30         Grupo Cantareira

19h            Sérgio Dias

20h30         Rolando Boldrin, com Rolando Prosa

20h55         Grupo Senzala de Caopeira de Mairiporã, com Mestre Babu

21h40         Maglore

23h10         Projeto Sinergia

    

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Related Posts