Artista retrata cotidiano caipira por meio de música e fotografia

Estela Manfrinato, cantora de música brasileira, lança nesta quarta-feira (13) seu segundo single. “Mazzaropi”, composta por Jean Garfunkel e Paulo Garfunkel, foi gravada por Pena Branca e Xavantinho em 1990 no disco “Cantadô de mundo afora”. A versão lançada por Estela tem parceria de Saulo Ligo na voz e violão e também conta com a participação de Zeca Collares na viola e Betinho Sodré na percussão, músico que participou da gravação com Pena Branca e Xavantinho.

Estela nasceu em Piracicaba/SP e é formada em Canto Popular Brasileiro pelo Conservatório de Tatuí. Atualmente, também é professora de Técnica Vocal na Escola Portátil de Música da Casa do Choro no Rio de Janeiro/RJ.

Além da música disponibilizada nas plataformas de streaming, Estela criou uma série de fotos retratando o cotidiano caipira, em colaboração com Ariel Gricio, artista da cidade de Jaboticabal, também no interior de SP.

As fotos são inspiradas nas obras do próprio Mazzaropi e também de Almeida Júnior. Estela explica o porquê da escolha: “Almeida Júnior é um norte para todo artista do interior, ou pelo menos deveria ser. Falar sobre sua gente é essencial. Há muito tempo, ousadamente, o mestre nas pinturas conferiu destaque a esses personagens menos privilegiados e até desassistidos socialmente: o homem do campo, rústico, humilde, que semeia e colhe, trata da terra, o operário. O caipira e seu ambiente. A música ‘Mazzaropi’ homenageia, além do cineasta que dá nome à canção, o povo do campo e seus costumes e revela o caipira não mais como coadjuvante social, mas como protagonista. Assim, nas fotos inspiradas na obra de Mazzaropi e Almeida Júnior, além do corpo, vestimenta, alimentos e utensílios, estão presentes também a gestualidade do caipira, sua delicadeza e sua força.”

A data do dia 13/07 também foi escolhida em homenagem a outro grande nome da cultura caipira. A data celebra o nascimento do escritor, jornalista e pesquisador Cornélio Procópio e pode se tornar o Dia Nacional da Viola Caipira, se aprovado o Projeto de Lei 399, de 2019 que atualmente tramita no Senado.

A canção pode ser encontrada nas principais plataformas de música digital a partir do dia 13/07. Também é possível acompanhar a série de fotos pelo Instagram da artista: instagram.com/estelamanfrinato.

 

Related Posts

Yassir Chediak | Renato Teixeira – Lá no Pé da Serra

Mais vídeos

Destaques

Playlist Viola Caipira

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]